quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Currículum resumido dos oradores

 

 

 

Arq. Mário Varela Gomes

“Habitar no Gharb (séculos XII-XIII), Antecedentes e consequentes.”

 

 

CV_Mário Varela Gomes (n. Lisboa, 1949). Arquitecto (ESBAL, 1976; OA 1096). Docente do Departamento de História da FCSH da UNL, membro da Academia da História, Academia Nacional de Belas-Artes e Associação dos Arqueólogos Portugueses, de que é vice-presidente da direcção.

Foi professor do Mestrado em Reabilitação da Arquitectura e Núcleos Urbanos da FA-UTL (1992-95), do Mestrado em Ecological Architecture & Heritage Studies in Biospheric Design, do San Francisco Institute of Architecture (1995) e da Pós-Graduação em Arqueologia e Património da FCSH da UNL. Foi co-responsável pelos primeiros levantamentos e estudos da arte rupestre de Foz Côa (1995-1998) que conduziram à sua classificação como Património da Humanidade, assessor científico para  a Gruta Chauvet (França) e perito junto da Comissão Europeia para o Programa Cultura 2000 (Bruxelas).

Tem publicados mais de duas centenas e meia de estudos, alguns monográficos, dedicados a temas de Arqueologia, História da Arte, Etnologia ou Arquitectura e é co-autor do manual universitário Proto-História de Portugal (Univ. Aberta). Em 2003 recebeu o prémio para a Arqueologia da Academia Portuguesa da História.

É autor de projectos na áreas do Planeamento, Arquitectura e Musealização, tendo o Museu de Silves (de colab. com M. L. Janeiro) recebido o Prémio de Defesa do Património Cultural (SEC 1992).

Foi distinguido com a medalha de mérito, de prata, pela Assoc. dos Arq. Portugueses, pelos trabalhos de musealização ali efectuados (2003).

 

 

Arq. Luís Pinto de Faria (U.F.P)

“Eco Arquitectura”

 

CV_ Luis Pinto de Faria é licenciado em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do

Porto, Mestre em Teoria da Arquitectura, e Doutorado em Teoria e História da Arquitectura pela Universidade Lusíada de Lisboa. É Coordenador do Curso de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Fernando Pessoa, onde é docente desde 2000. É Membro do

Conselho Regional de Delegados da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitectos; pertence ao Conselho de Redacção da Revista de Arquitectura e Urbanismo “A Obra Nasce”; e faz parte da Direcção dos Arquitectos Sem Fronteiras Portugal (ASFP). É sócio-gerente do gabinete “PDF – Pinto de Faria, Arquitectos, Lda”.

 

 

 

Arq. Maria Fernandes

“Arquitectura em terra”

 

CV_Maria da Conceição Lopes Aleixo Fernandes, nasceu em Évora em 23/08/1962. Licenciatura em arquitectura, Faculdade de Arquitectura/ Universidade Técnica de Lisboa (1981-6). Mestrado em Recuperação do Património Arquitectónico e Paisagístico, pela Universidade de Évora (1994-98) Doutoranda em arquitectura na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e bolseira do Instituto de Investigação Interdisciplinar (III) da mesma Universidade, desde Março de 2006.

Formação/Experiência: Architectural Conservation, ICCROM, Roma/ Itália 1991. Preservation du Patrimoine Architectural en Terre, CRATerre/EAG, ICCROM, Grenoble/ França 1992. Conservación y Manejo del Patrimonio Arquitectónico Histórico-Arqueológico de Tierra, CRATerre-EAG, ICCROM, GCI, INC-LL, UCP, Trujillo/ Perú, 1996. "Arquitectura, Território e Memória", no departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, Portugal, 2003/4. Arquitecta no Município de Montemor – o – Novo de 1988 a 1992. Arquitecta no Núcleo de recuperação do centro histórico de Évora 1992-3; Arquitecta da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais 1993-2006. (DGEMN/DREMS, 1993-8; DGEMN/DREMC1998-2006). Reparte em paralelo a actividade em profissão liberal desde 1992. Responsável por obras e projectos de conservação em edifícios classificados.

 

 

Eng. Humberto Varum (UA)

“Caracterização das construções existentes em adobe na região de Aveiro”

 

CV_Humberto Varum Engenheiro Civil e Mestre em Estruturas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Aveiro. Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro. Principais interesses de investigação e actividade profissional: avaliação, reabilitação e reforço das construções existentes; engenharia sísmica; e, construção com materiais naturais. É membro de várias associações científicas e técnicas nacionais e internacionais.

 

 

Arq. Márcio Buson (FAU Univ. Brasília)

“Blocos de terra Compactada produzidos com o KRAFTTERRA (solo+sacos de cimento reciclados)”

 

CV_Márcio Buson, Arquiteto e Urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (1985-1990). Mestre em Tecnologia da Arquitetura, na área de conforto ambiental (FAU/UnB, 1996-1998). Professor da Área de Construção do Departamento de Tecnologia em Arquitetura e Urbanismo da FAU/UnB desde 1998. Responsável pela disciplina Sistema Construtivos 1 e Coordenador do Laboratório de Construção da FAU/UnB. Doutorando em Tecnologia da Construção, tema sobre arquitetura de terra (FAU/UnB, 2006-atual). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Sistemas Construtivos Sustentáveis, Bioconstrução e Bioarquitetura, atuando principalmente nos seguintes temas: construção, arquitetura, sustentabilidade e projeto arquitetônico. Autor do livro “Autoconstrução com tijolos prensados de solo estabilizado”.

 

 

Arq. Laura Costa (UTAD)

 

 

CV_Laura Roldão Costa, possui a Licenciatura em Arquitectura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa. 1988

Desenvolveu Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Cientifica subordinadas ao tema: “A Vegetação e os Edifícios – Práticas para a aplicação do material vegetal atendendo a princípios de sustentabilidade”, na UTAD, em Janeiro de 2006

Foi docente na Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto - Árvore do curso de Arquitectura no ano lectivo de 1989/1990, tendo leccionado a disciplina de Ecologia (1º ano)

Foi docente na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (Faup) até 2004 tendo leccionado a disciplina de Paisagismo (5º ano) desde 1997.

Foi sócia-gerente do gabinete Aparte, Consultores de Arquitectura Paisagista, Lda., desde a sua fundação em 1989 até 2005 data da sua cessação.

Foi consultora no âmbito da Arquitectura Paisagista na Câmara Municipal de Esposende de 1992 a 2002 e na Câmara Municipal da Maia de 1995 até 2005.

 

 

TEM COMO ACTIVIDADES PRESENTES:

 

Docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) onde lecciona a cadeira do 4º ano – Projecto II (desde 2001) e do 5º ano – Projecto III (desde 2003) do curso de Arquitectura Paisagista.

 

Realiza Estudos e Projectos de Arquitectura Paisagista em regime de profissão liberal tendo um gabinete de projectos sedeado em Matosinhos desde 2005.

 

 

Arq. Bruno Marques (NAAV)

“A Influência do Desenho Urbano sobre o Microclima”

 

CV_Bruno Marques, Arquitecto pela Universidade Lusíada -Porto em 1996, mestre em Planeamento e Projecto do Ambiente Urbano pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) em 2001, está a finalizar o doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

 Docente na Escola Superior Artística do Porto (ESAP) desde 1998, autor de diversos projectos de Planeamento e arquitectura, recebeu o Prémio do Instituto Nacional de Habitação em 2000 e Menção Honrosa em 2001 (Prémio INH).

Fundador e Vogal da Direcção do Grupo Habitar e do NAAV - Núcleo de Arquitectos de Aveiro.

Com várias  obras e artigos publicados, tem desenvolvido nos últimos anos investigação na área do desenho urbano e arquitectura bioclimática e construção sustentável.

 

 

Arq. Sara Eloy (L.N.E.C.)

“A contribuição das novas tecnologias (TIC) na sustentabilidade da habitação”

 

 

CV_Licenciada em Arquitectura pela FAUTL em 1998. Colaborou, entre 1996 e 1997 na empresa Viacentro da Sonae e desde 1999 a 2003 no atelier de Nuno Teotónio Pereira e Pedro Viana Botelho.

Duas vezes bolseira da FCT em projectos de investigação desenvolvidos no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (1997/2000 no projecto “Habitação a custo controlado com qualidade – Sistema Informático Interactivo para Exploração de Soluções e Desenvolvimento de Projectos” e 2003/2004 no projecto “Habitação para o Futuro. Exigências e modelos para a sociedade da informação e da ecologia”).

Docente como Assistente Estagiária da ULHT desde 2002 no curso de Engenharia Civil e desde 2006 no ISCTE no Mestrado Integrado em Arquitectura nas áreas de Representação Gráfica e Construções. 

Doutoranda desde 2005 no Instituto Superior Técnico / LNEC na área de Ciências da Engenharia com o tema “Metodologia de integração de Tecnologias da Informação e Comunicação na Reabilitação Habitacional”.

 

 

Eng. Manuel Duarte Pinheiro (IST)

“Certificação ambiental da construção sustentável – Sistema Líder A”

 

Prof. Manuel Duarte Pinheiro, Licenciado em Engenharia do Ambiente pela FCT/UNL (1985), Doutorado pelo IST com a tese sobre Sistemas de Gestão Ambiental para a Construção Sustentável (2008) é Professor no Grupo de Disciplinas de Ambiente dos quadros da Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura do IST, é responsável pelas disciplinas Ambiente e Construção Sustentável do Diploma de Formação Avançada em Gestão das Tecnologias de Águas e Resíduos, de Espaços Construídos e Impactes Ambientais (Construção Sustentável) para o Mestrado de Arquitectura, de Impacte Ambiental para o Mestrado de Engª de Gestão Industrial, de Sistemas de Gestão do Ambiente para os Mestrados de Engª do Ambiente e Engª Química. Tem desenvolvido nos últimos anos investigação e aplicações na área dos Sistemas de Avaliação e Gestão da Construção Sustentável, incluindo o desenvolvimento de um sistema de avaliação e certificação da construção sustentável para aplicação a nível nacional, denominado de LiderA – Sistema de Avaliação da Sustentabilidade, que se encontra registada com uma marca nacional. É autor de várias publicações entre as quais se encontro o livro sobre ambiente e construção sustentável publicado pela Agência Portuguesa do Ambiente. Trabalha como consultor, sendo Director da IPA – Inovação e Projectos e Ambiente, Lda. É assessor certificado do sistema do Reino Unido, CEEQUAL – Civil Engineering Environmental Quality and Assessment Scheme, desde Julho de 2005.

 

 

Arq. Nadir Bonaccorso

“Projectar com princípios sustentáveis”

 

CV_Nadir Bonaccorso nasce em Milão a 1967 _ Licenciado pelo Politécnico de Milão em 1993. Colabora no atelier do Arquitecto João Luís Carrilho da Graça de 1993 a 1996. Em 1997 abre atelier próprio (nbAA) em Lisboa.

Trabalha na integração das técnicas solares passivas estendendo a sua área de trabalho à cenografia, espaços expositivos e design.

Convidado a apresentar os seus trabalhos entre outros: trabalhos recentes em aulas de projecto na Universidade Lusíada, U.A.L e I.A.D.E.; Faculdade de Arquitectura King Saud, Riyd, Arábia Saudita; no âmbito da exposição “arquitectos italianos em Portugal”, Lisboa, Matosinhos, Faro; na Academia de Belas Artes Brescia Santa Giulia, Itália; no âmbito do fórum UNESCO em S. André, Portugal; no âmbito do seminário “Arquitectura Sustentável” FAUTL, 2006; no âmbito da V semana de Arquitectura no Instituto Técnico de Lisboa, 2006; no âmbito do workshop “abitare à paesaggio no Politécnico de Milão, Facoltá d’Architettura, 2006.

Convidado recentemente como Tutor para o Workshop “Fareturismo” em Salermo, Março 2007.

O projecto da Casa Casulo em Lisboa é mencionado no prémio residência singular CSCAE 04 (Espanha), 2004.

No mesmo ano ganha uma menção honrosa no concurso internacional “Saudi House, sustainability and affordability” e é convidado para o Simpósio em Riyad. Recebe com Sónia Silva a Menção especial no Prémio Internacional de Arquitectura Sustentável “Fassa Bortolo” 3ª edição, (Itália) 2006 com o projecto do Jardim de Infância no Cacem.

 

 

Arq. António Carlos Coelho

“O primeiro empreendimento cooperativo de construção sustentável em Portugal – Ponte da Pedra”

 

CV_António Carlos Coelho, como arquitecto tem elaborado projectos em diversas áreas, desde parques de estacionamento a plataformas logísticas, mas com especial relevância na habitação de custos controlados, que lhe renderam o ano passado o prémio INH/IRHU aexequo com o Arq. Álvaro Siza Vieira e o prémio europeu de arquitectura sustentável atribuído pela União Europeia no âmbito do programa SHE – Sustainable Housing in Europe.
Como urbanista assumiu responsabilidades na elaboração de alguns processos de revisão de Planos Directores Municipais, desigandamente os do Porto, Valongo e Castelo de Paiva.
Por força dos trabalhos desenvolvidos tem participado em diversas acções para promover a qualidade do meio urbano e da habitação. Coordenou a organização do 1º Congresso dos Urbanistas Portugueses, é membro da AUP - Associação dos Urbanistas Portugueses, da ULI - Urban Land Institute e sócio fundador do Grupo Habitar, onde desempenha o cargo de presidente do Conselho Fiscal.

 

 

Arq. Paula Cadima (EACI)

“Projectos Europeus desafiam barreiras para uma maior Eficiência Energética”

 

CV_Paula Cadima licenciou-se em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa em 1985.

 

A sua tese de doutoramento “Transitional Spaces: the potential of semi-outdoor spaces as a means for environmental control with special reference to Portugal” foi realizada na Architectural Association Graduate School em Londres, onde também leccionou no Curso de Mestrado “Environment & Energy Studies Programme” durante vários anos.

 

É Professora na Faculdade de Arquitectura da UTL desde 2001, onde montou e coordenou o Mestrado em Arquitectura Bioclimática desde 2003. Actualmente orienta várias teses de Doutoramento na área da Arquitectura Sustentável.

Conciliou o ensino e as actividades de investigação com a prática profissional e consultoria na área do conforto e sustentabilidade ambiental.

 

Tem trabalho de investigação na área dos microclimas urbanos, edifícios solares passivos e técnicas de arrefecimento natural e publicou diversos trabalhos e artigos em Portugal e no estrangeiro.

 

Em Set. 2005 mudou-se para Bruxelas para trabalhar temporariamente na EACI – Agência de Execução para a Competitividade e Inovação da Comissão Europeia onde promove a eficiência energética e o uso de energias renováveis e coordena projectos Europeus na área dos edifícios.

 

Desde Jan. 2006 é Vice-Presidente da PLEA (Passive Low Energy Architecture).

 

Bruxelas, Set. 2008

 

 

Arq. António Baptista Coelho (LNEC)

“Arquitectura e sustentabilidade, para além dos aspectos ambientais”

 

CV_António Baptista Coelho licenciou-se em Arquitectura em 1979, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa,  trabalhou com o seu pai, arquitecto, entre 1975 e 1995, ingressou no Núcleo de Arquitectura do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), após Estágio Escolar, em 1983, realizou provas públicas no LNEC, para  Assistente de Investigação, em 1985 (15 de Abril), doutorou-se em Arquitectura, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), com o estudo “Qualidade Arquitectónica Residencial", em 1995 (9 Junho), e é, actualmente, Investigador Principal com Habilitação, depois de provas públicas, no LNEC, em 2007 (12 e 13 de Março), para discussão de um estudo sobre “Habitação Humanizada”.

É fundador e Presidente do Grupo Habitar – Associação Portuguesa para a Promoção da Qualidade Habitacional (GH-APPQH), uma associação técnica e científica sem fins lucrativos que tem sede no LNEC, editor da revista na www, Infohabitar, Vice-presidente da Nova Habitação Cooperativa (NHC) desde Janeiro de 2006, membro da Comissão Técnica da Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (FENACHE) e Chefe do Núcleo de Arquitectura e Urbanismo do LNEC desde Janeiro de 2002.

 

 

Arq. Fausto Simões

“Princípios e práticas de projecto para uma arquitectura sustentável”

 

 

CV_Fausto Simões, Licenciado em Arquitectura pela ESBAL; Actividade profissional, em regime de profissão liberal. Quadro superior da Administração do Porto de Lisboa entre 1977 e 1994. Casado, com dois filhos, residindo actualmente em Lisboa.

Actividade Profissional: Entre os planos regionais e urbanos e projectos de edifícios de habitação e de serviços efectuados, destacam-se dois estudos, não pelo seu porte, mas pela sua decisiva contribuição, a dois níveis, para a consciencialização da intima relação entre o homem e o “ambiente”:

 

l Ao nível regional, o Plano Director da Corimba, Luanda, 1977,realizado com Manuel Laginha e A. Viana Barreto. O plano visou respeitar as aptidões do meio biofísico face ás necessidades humanas em presença, seguindo a concepção e o método de Ian McHarg (Design with Climate, Doubleday,1971).

l Ao nível local, o projecto da Casa do Telheiro, Leiria. Realizado em 1977 e parcialmente construido, este projecto explora o princípio da Casa Autónoma, As suas instrutivas vicissitudes estão sumariadas na Comunicação “Habitação e Conservação de Energia” (Actas do “Encontro sobre Aplicações Térmicas da Energia Solar”, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, 1981).

Trabalhos de I&D sobre Arquitectura Energia e “Ambiente”, de que se destacam os seguintes:

Estudos e Projectos:

l C asa Solar Passiva do Casal do Cónego, Leiria, 1982. Projecto experimental em que foi acompanhada a construção e a utilização durante dois anos. Concepção, construção, previsão e resultados constam de documentação publicada pelo CSOPT (“Encontro sobre Arquitectura Passiva e Activa”, Lisboa, 1982) e das actas das 1ªs Jornadas de Física e Tecnologia dos Edifícios (IST,Lisboa, 1984);

l C asa Solar Passiva de Vale Rosal, Almada, 1985. Projecto experimental em que foi acompanhada a construção e a utilização durante dois anos. Concepção, construção, previsão e resultados constam das seguintes publicações: “Passive Solar Techniques for Energy Conservation in Buildings” (CIB/LNEC, Lisboa, 1986), “Energy and Buildings for Temperate Climates, PLEA88 (Pergamon Press, 1989) e “Edifícios Solares Passivos em Portugal (INETI/Altener, Lisboa, 1997);

l E scritórios da Taxa de Porto , Lisboa, 1985-1988. Projecto em que se procurou

conjugar a satisfação de exigências ambientais, a conservação de energia e a conservação do património. Foram acompanhadas a construção e a utilização durante dois anos;

l Casa do Padrão , Leiria, 2002. Projecto corrente em que foi aplicada a concepção bioclimática. Foi cuidadosamente acompanhada a construção e está a ser acompanhada a utilização;

l CLICON – Método de Concepção para desenhar com o clima. A sua descrição consta da publicação “Energia Solar e Qualidade de Vida”- VIII Congresso Ibérico de Energia Solar (ISES/SPES, Porto, 1997).

l Estudo de um sistema integrando o sol a lenha e o gás para o aquecimento ambiente e de águas domésticas em habitações unifamiliares. A sua evolução consta das actas do VI Congresso Ibérico de Energia Solar (SPES/ISES, Lisboa, 1993);

l Estudos sobre aptidão climática e acesso ao sol que constam das seguintes publicações: “Energias Límpias en Progresso” (AEES/ISES, Vigo, 1994) e “Environmentally Friendly Cities – Proceedings of PLEA98 (JamesXJames, London,1998);

l Estudo sobre habitações escalonadas em encostas declivosas, cujos primeiros resultados foram apresentados no “Pre-Regional Conference Meeting of The Commission on Climatology" e cujo sumário consta da publicação “Climate and Environmental Change” ( Ed. Colibri, Lisboa, 1998).

l Contribuições para a valorização objectiva da qualidade térmica da terra crua na 7ª Conferência Internacional sobre o Estudo e a Conservação da Arquitectura de Terra, DGMN 1993 e em: Terra em Seminário (pgs 279-280, Escola Superior Gallaecia/Edições Argumentum 2005) e Houses and Cities built with earth (pgs 52- 54, Edições Argumentum 2006).

 

Formação e Divulgação

l Participação em acções de formação na ex-AAP (Ordem dos Arquitectos), em estabelecimentos do ensino superior e noutras instituições, quer na sua organização quer como docente;

l Participação em acções de divulgação na ex-AAP (Ordem dos Arquitectos), em escolas secundárias e outras instituições, no continente e na Madeira;

l Comunicações e artigos publicados em jornais e revistas e actas de congressos da Associação dos Arquitectos Portugueses e da Ordem dos Arquitectos. Destaca-se os artigos: “Os arquitectos e o ambiente”, Revista “Energia”, Out./Nov./Dez. 1999, Lealgo, Lisboa; "Arquitectura e Natureza", Revista "Casas de Portugal", Setembro- Outubro 2000, Novembro-Dezembro 2000, Maio-Junho 2001 e Abril 2002 (as duas

ultimas com o Eng Cruz Costa), Edições Expansão Económica Lda, Barcarena; "Desenhar para a sobrevivência", Revista "Arquitectura e Vida", Julho 2003.

l Participação como "perito em energia" na revisão da obra "A Green Vitruvius" (ACE/UE DGXVII) e responsável pela sua versão portuguesa. (OA, 2001)

 

Afiliações especiais

l Membro da Comissão de Estudos sobre Gestão de Energia nos Edifícios/MOPT (1985-1988);

l Membro da Sociedade Portuguesa de Energia Solar;

l Membro fundador do Nucleo Orbis para a promoção da “arquitectura bioclimática”;

l Representante da OA na Subcomissão de Revisão da Regulamentação de

Eficiência Energética em Edifícios.

 

 

Lisboa, 1 de Janeiro de 2008

 

 

 

Arq. José Luís de Saldanha (ISCTE)

“Relações entre espaço urbano e espaço  rural baseado numa visão  alargada do conceito de território”

 

 

CV_José Luís Possolo de Saldanha nasceu em Lisboa a 10/9/1966. Concluiu a licenciatura em Arquitectura na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa no ano lectivo de 1988/89, com a informação final de catorze valores e a qualificação de Bom.

 

Foi de Outubro de 1999 a Julho de 2002 bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para a realização da Tese de Doutoramento, defendida na Escola Técnica Superior de Arquitectura (ETSA) da Universidade de Sevilha (US), tendo por tese "Arquitectura Habitacional Dispersa no Olival do Alentejo Interior. «Montes» com Lagar na Província Trastagana", de que realizou defesa pública no Departamento de Teoría, História e Composição Arquitectónica da referida instituição, com atribuição da classificação máxima de “aprovado cum laudae por unanimidade”.

 

A referida tese acha-se registada no Registo Nacional de Títulos de Espanha sob o nº2005/074019, e no Registo Universitário de Títulos de Sevilha sob o nº 000123357. Encontra-se disponível à consulta pública na Biblioteca da Escola Técnica Superior de Arquitectura (ETSA) da Universidade de Sevilha, e em exemplar na língua portuguesa na Biblioteca Nacional de Lisboa. Possui registo nº5/06 no Instituto Superior das Ciências e do Trabalho na Empresa (ISCTE), em Lisboa, com a data de 25 de Outubro de 2006.

 

Da tese doutoral, foi produzida em Dezembro de 2003, sob formato de «álbum», uma edição adaptada de 1.100 exemplares sob o nome Azeites e Olivais no Alentejo. «Montes» com Lagar na Província Transtagana, com patrocínio da Caixa Agrícola de Crédito e do Grupo Sovena/Azeites Oliveira da Serra.

 

Em Junho de 1989, e em simultâneo com a execução do trabalho final de Projecto V na Faculdade de Arquitectura, foi admitido à frequência do curso de “Patologia, Reabilitação e Manutenção de Estruturas e Edifícios” pela Associação para o Desenvolvimento do Instituto Superior Técnico, que concluiu com aproveitamento no final desse ano.

 

Estagiou em 1990 pelo período de seis meses na Construtora Wysling Gomes Ltda., em São Paulo, associada em Portugal de Assumpção, Montefort e Wysling Lda. Ainda no Brasil, practicou mais brevemente na Construtora Isdralit, de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

Actividade Docente

 

É desde 2004 docente na Escola Superior de Ciências e Tecnologia do Centro Regional das Beiras da Universidade Católica Portuguesa, onde leccionou diversas Unidades Curriculares na área do Urbanismo e do Projecto Urbano, sendo na actualidade docente nesta Instituição da cadeiras de Urbanismo I.

 

Ingressou em Novembro de 2006, na categoria de professor-auxiliar, no corpo docente do Instituto Superior das Ciências e do Trabalho na Empresa (ISCTE) em Lisboa, sendo membro do Conselho Executivo do Departamento de Arquitectura e Urbanismo para o biénio 2007/09.

 

 

 

Arq. Manuel Correia Fernandes (FAUP)

“Perspectiva crítica/positiva da sustentabilidade e do projecto de arquitectura”

 

CV_Manuel Correia Fernandes, nasce em 1941, é diplomado em Arquitectura pela Escola Superior Belas Artes do Porto (ESBAP) em 1966, e inicia em 1972, na mesma escola, a carreira docente que exerce ininterruptamente, até ao presente.

É Professor Catedrático da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP).

Foi membro e presidente eleito dos Conselhos Directivo, Científico e Pedagógico e da Assembleia de Representantes da ESBAP e da FAUP, assim como do Senado e da Assembleia da Universidade do Porto à qual ainda pertence.

É Director do Curso de Mestrado em Metodologias de Intervenção no Património Arquitectónico da FAUP.

É Professor de Cursos de pós-graduação nas Faculdades de Engenharia e de Economia da Universidade do Porto.

Foi Coordenador dos Cursos de Verão da Associação das Universidades da Região Norte (AURN).

É consultor e perito em organismos e instituições públicas e privadas.

Foi dirigente da Associação e da Ordem dos Arquitectos Portugueses, sendo, actualmente, Presidente do respectivo Conselho Nacional de Disciplina.

Participa regularmente em exposições, conferências, colóquios e debates em Portugal e no estrangeiro.

Participa activamente na vida cívica, social e política da cidade e do país

É autor de trabalhos publicados em livros, revistas e jornais da especialidade e colaborador regular da imprensa diária.

Foi membro da Comissão Executiva do Conselho de Administração da Sociedade Porto 2001 até Novembro/99, sendo responsável pelo Programa de Revitalização e Requalificação Urbana da Baixa do Porto.

Foi nomeado para o Prémio de Arquitectura na III Exposição de Artes Plásticas da Fundação Calouste Gulbenkian de 1986.

Recebeu os seguintes prémios:

Prémio Nacional de Arquitectura da Associação dos Arquitectos Portugueses em 1987.

Nomeado pelo júri para o prémio Secil da Arquitectura em 1992.

Prémio Nacional do Instituto Nacional de Habitação em 1993.

Menção Honrosa do Prémio Nacional do Instituto Nacional de Habitação (INH) em 2002.

Prémio Nacional do Instituto Nacional de Habitação em 2003.

Prémio Extraordinário Fernando Belaunde Terry – IV Bienal Ibero-Americana de Arquitectura – Lima – Peru, 2004.

Foi, ainda, premiado em diversos concursos públicos de arquitectura.

Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública (2005).

Exerce, no Porto e ininterruptamente desde 1966, a profissão de arquitecto, em regime livre.

 

 

Arq. Miguel Veríssimo (tutor)

 

Nasce na Guiné-Bissau em 27 de Julho 1965;

Aprendiz e aluno de João Luís Carrilho da Graça e colaborador de Manuel Vicente. Foi ainda aluno de Enric Miralles na ETSAB – Barcelona 92/93.

Frequentou em 1994 o Workshop “Daylighting in Architecture” coordenado pelo Prof. J. Owen Lewis (UCD) contactando com as temáticas ligadas ao impacte ambiental da Arquitectura e Construção, não terminando desde então a aquisição e criação de conhecimento nessas áreas.

Cria em 1999 a Armadilha Solar – arquitectura.

Desenvolve desde 2004 com o Departamento de Física das Construções da Universidade do Minho a JEE – Janela Eco-Eficiênte, “sistema de vãos com elevado desempenho energético funcional”, invenção patenteada e vencedora do Concurso BES Inovação 2007 na área de Energias Renováveis.

É ainda autor/inventor de:

- Fonte – sistema compacto de energias renováveis;

- Atom1 – aquecimento solar passivo portátil, c/ Eduardo Melo;

- Ecossistema – Espaço Domótico Interactivo; em desenvolvimento.

- Participou na PLEA 98; na SB07 e, orientou cientificamente os Seminários “Arquitectura e Energia” com as SRNorte e Sul da Ordem dos Arquitectos em 2005 e 2006

- A Armadilha Solar – arquitectura projecta actualmente um Condomínio Eco-Eficiente para a Trofa, uma Clínica de Cuidados Paliativos para Monte Judeu – Portimão e, inicia a construção do Hotel da Quinta da Pacheca – Cambres, Lamego.

- É autor em parceria com o Arq. Bruno Baldaia, do Vírus JA 223 -“Ser Natural / Ultramodernidade?”;

- É ainda autor em parceria com os Arq. Bruno Baldaia e Arqª Inês Moreira das “Notas Soltas Sobre Arquitectura e Tecnologia”- “www.artecapital.net”.

Desenvolve trabalho teórico de cruzamento entre Ecologia / Arquitectura / Ecossistema e, Arquitectura / Democracia.

- Consultor de projecto, nas áreas da Bio-Climática e Eco-Eficiência; é Perito Qualificado pela ADENE e, foi Formador de Formadores no novo SCE.

É membro do TED e subscritor do Compromisso 2030.

Nenhum comentário: